Blog AWS

Aplicativos web: o futuro de todo o desenvolvimento?

Aqui vai uma previsão louca: em cinco anos, a maioria dos aplicativos será construída usando o que eu gosto de chamar triunvirato JHC (JavaScript, HTML, CSS). Vou te dar um segundo para se recompor. Você está bem? Bom. Agora vamos falar sobre por que isso é possível.

Desde o início dos tempos as pessoas queriam codar apenas uma vez e fazer com que o programa rodasse em todas as plataformas. No início isso era possível, até porque havia literalmente uma plataforma. Infelizmente, isso durou cerca de dois minutos e, desde então, a nossa indústria tem passado por uma explosão cambriana de sistemas operacionais: variantes de Unix, um desfile de sistemas operacionais Windows e Mac, Linuxes (ou é Linuxi?), iOS, Android, e assim por diante. Claro, nós tivemos algumas tentativas corajosas em transformar tudo em uma única platforma. Java é o exemplo mais notável, mas houve outros (Flash? Silverlight? Certo?). No entanto, no final, nenhum deles realmente nos levou à terra prometida.

Agora, considere a situação do aplicativo web hoje. Primeiro, você já pode alcançar desempenho similar a desktop no navegador. Todos os principais navegadores têm ou estão construindo um mecanismo JavaScript impressionante (Chakra do IE 9, Jaegermonkey do Firefox, V8 do Chrome). Esses mecanismos permitem fazer coisas loucas, como rodar um simulador de NES no navegador. Basta imaginar o que eles podem fazer com sua tela de Ordem de Compra!

Em segundo lugar, as ferramentas estão se atualizando rapidamente. Muitos IDEs já têm suporte decente para o desenvolvimento JavaScript. Por exemplo, o Visual Studio 2010 faz compilações on-the-fly para dar a você suporte para a linguagem do IntelliSense. Nós também temos alguns grandes frameworks JavaScript (como a certa consulta que todos nós amamos), que o tornam muito mais fácil desenvolver código limpo para múltiplos browsers.

Frameworks web UI

No passado, o desenvolvimento de excelentes aplicativos web que pareciam e se comportavam como suas versões desktop não era fácil. HTML, JavaScript, CSS tinham que ser persuadidos a uma coexistência pacífica, a fim de criar uma interface de usuários agradável. Além de ser delicado, era muito difícil de colocar todos trabalhando em vários navegadores <queue Vietnam-style IE6 flashbacks IE6>.

Bem, as coisas certamente mudaram. Hoje, nós temos um conjunto de frameworks UI em JavaScript com os quais é muito bom trabalhar:

Do grupo, Ext JS é provavelmente o mais popular. Ele permite que você coloque juntos algumas telas bastante surpreendentes, usando nada além de JavaScript. Bem, quase nada. Você precisa de um pouco de HTML para conectar sua página. (Aqui está o <body> inteiro de um leitor de RSS funcional criado com Ext JS):

<div id="preview-tpl" style="display: none;">
   <div class="post-data">
      <span class="post-date">
            {pubDate:date("M j, Y, g:i a")}
      </span>
</div>
<div class="post-body">{content:this.getBody}</div>
</div>

IDE do futuro

Um colega uma vez disse que o próprio desenvolvimento se mudará para o navegador. Achei essa ideia muito interessante. Basta considerar as implicações de ser capaz de codificar, testar e deploy a partir do browser, com toda a sua fonte armazenada com segurança na nuvem. Será que isso torna mais fácil fazer coisas como programação em par distribuída? Você se beneficiaria tendo a capacidade de codificar a partir de qualquer lugar em qualquer aparelho? Como seria fazer o deploy?

Aparentemente, essa ideia não pode ser considerada futurista, porque isso já está acontecendo. Cloud9 IDE é um IDE open source baseado em nuvem para desenvolvimento JavaScript. O Cloud 9 IDE parece ser projeto com um monte de promessas muito interessante.

A propósito, apenas no caso de você estar pensando “Isso é tudo bom, mas e IntelliSense?”, confira Pex For Fun da Microsoft. Eles têm IntelliSense para C#. No navegador.

Fonte: Imasters

Deixe seu comentário

Nome (Requerido)

E-mail (Requerido - não será publicado)

URL do seu Website (caso tenha)

Mensagem (Requerido)