Blog AWS

Linux ou Windows: qual hospedagem escolher?

Se você está querendo contratar uma hospedagem para seu site, já deve ter percebido que muitas empresas oferecem opções nas plataformas Linux e Windows. Mas você sabe qual deve escolher? Neste post, vamos responder a esta pergunta.

A princípio, muitos usuários do sistema da Microsoft logo pensam que devem escolher a hospedagem Windows pois, se escolherem a plataforma Linux, não poderão visualizar seu site. Esse pensamento está incorreto. Quando você contrata um serviço de hospedagem, você está contratando a utilização de um servidor web. Servidores são máquinas (computadores ou dispositivos) que ficam ligadas 24 horas por dia desempenhando alguma tarefa. No caso de servidores web, entregar uma página aos computadores que a solicitam. Tanto os servidores Linux quanto os servidores Windows fazem isso e as páginas neles hospedadas podem ser visualizados em qualquer sistema operacional, seja Linux, Windows, BSD ou Mac OS. Outro mito a ser derrubado é que, ao contratar uma hospedagem Linux, será necessário aprender a mexer no sistema. Para sites comuns, isso geralmente não é necessário e os problemas que podem aparecer – como permissões incorretas de pastas e de arquivos – podem ser resolvidos pelo próprio painel da hospedagem, sem a necessidade de se utilizar a “temida” linha de comando.

Mas, se os dois fazem a mesma coisa, qual é a diferença? Basicamente, as linguagens e recursos suportados pelos dois.

Servidores Linux geralmente tem servidor web Apache e suportam linguagens de programação de servidor como PHP, Perl, Python e JSP, além de bancos de dados como MySQL ou PostgreSQL. Já os servidores Windows geralmente usam IIS e podem suportar tudo isso, além das linguagens ASP ou ASP.Net e bancos de dados como SQL Server, além de alguns componentes exclusivos destas linguagens.

Então, qual escolher? Se você precisa rodar um sistema que se conecte a um banco SQL Server ou que utilize algum componente ou ferramenta que só rode em ambiente Windows, você não tem muitas opções e está “preso” a esta plataforma.

Felizmente, sistemas que usam essas linguagens ou se conectem a estes bancos não são comuns na Internet, eles geralmente são feitos de forma padronizada para um cliente específico; se o que você quer é simplesmente rodar um blog WordPress ou um portal com Joomla ou Drupal, você tem razões de sobra para contratar uma hospedagem Linux.

A primeira destas razões é que o ambiente LAMP – Linux, Apache, MySQL e PHP – é a plataforma de desenvolvimento padrão da maioria dos CMSs livres e gratuitos que temos disponíveis na Internet atualmente. Embora seja possível, por exemplo, instalar o WordPress em um servidor Windows, este não é seu ambiente nativo e exige a instalação de linguagens e plugins para que tudo funcione direito no ambiente escolhido ao passo de que, em um servidor Linux, é só enviar os arquivos e seguir os passos da instalação – ou utilizar um sistema de instalação automática, como Fantastico, que geralmente só está disponível nesta plataforma. Instalar esses CMSs em servidores Windows é como querer colocar o motor de uma Ferrari num Fusca.

Além disso, temos a segurança: os servidores Linux – que são a maioria na Internet – são, por padrão, mais seguros que os Windows, pois possuem um rígido sistema de permissões e estão imunes aos vírus e outros malwares que atingem o ambiente da Microsoft.

Além disso, há outro fator irresistível: o preço. Pelo fato de o Linux ser um sistema distribuído gratuitamente, as hospedagens Linux em geral tem mensalidades mais baratas do que as Windows, pois a empresa não precisa pagar uma licença de uso para a Microsoft. Isso é verdade mesmo quando a empresa utiliza uma distribuição enterprise, como RHEL, que requer subscrição.

Assim, não há dúvidas: a menos que você necessite de utilizar um recurso específico da plataforma de Redmond, escolha hospedagens Linux: são mais baratas, mais seguras e são o ambiente padrão da maioria dos sistemas disponíveis na Internet atualmente.

Fonte: André Machado (Espaço Liberdade Blog)

4 Respostas ao post: “Linux ou Windows: qual hospedagem escolher?”

  1. dez 3rd, 2013 :

    Tenho um site chamado Guia do Host http://www.guiadohost.com nele ofereço dicas e ajuda grátis para webmasters, desenvolvedores e curiosos, entre ele e ajuda a difundir o conhecimento.

  2. out 30th, 2014 :

    Independentemente se é Wuindos ou Linux aqui no Brasil é muito caro um plano de host, Se Alguém estiver a procura de economizar de uma olhadinha nestas opções http://www.linode.com, http://www.sparknode.com/ e http://www.digitalocean.com. Pessoal quem quiser Ganhar $10 Dólares de bônus para usar na Digital Ocen aqui esta o link https://www.digitalocean.com/?refcode=097c519ff272 Em Breve Iremos Transferir para lá o site http://www.aguaslindastv.com.br pelos preços praticados aqui no Brasil vale a pena conferir este Host.

  3. Moisés Efraym

    jul 7th, 2015 :

    Obrigado pela matéria!

    Me ajudou muito a tomar minha decisão.

    Abraço!

  4. Paulo Fernandes

    mai 3rd, 2016 :

    Gostei da matéria, tenho meu sistes hospedado com a SECNET em servidores linux, e não tenho do que reclamar. Além de um suporte de qualidade o que mais eu prezo em uma hospedagem.

Deixe seu comentário

Nome (Requerido)

E-mail (Requerido - não será publicado)

URL do seu Website (caso tenha)

Mensagem (Requerido)